Mercado Verde expõe movimentos de ecodesign, agroecologia e economia sustentável

14.01.2020 - 17:01


Eventos

O lançamento, semana passada, do Mercedes-Benz Vision AVTR – na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas – frisou muito uma questão que está mesmo em alta: a sustentabilidade e o envolvimento do ser humano com a natureza, num retorno saudável e responsável. Esta é uma tendência que começou a ser desenhada no início destes anos 2000, se impondo, a princípio, em alguns países – como os nórdicos – já há mais de 10 anos.

Mas mudanças de comportamento nunca são imediatas. É preciso, primeiro, investir pacientemente numa nova cultura. Entretanto, é um caminho sem volta. Se por um lado a tecnologia contemporânea aponta para soluções de integração, com inteligência artificial, neurônios digitais e conexões biométricas, na contrapartida estão preocupações básicas com produtos de reuso, compras conscientes e alimentação equilibrada e orgânica.

O novo luxo aponta para uma tendência mais natural, que envolve desde alimentos orgânicos a ecodesign e produtos conceituais

Feiras locais como o Nömad Mercado – focada em ecodesign de inovação para bens de consumo imediato -, já deram o tom do sucesso nessa área e se firmam como uma proposta que atende aos mais atentos a esses atuais movimentos do mercado. Na área de lazer, O Mercado Verde é outra referência. A feira, que terá sua primeira edição de 2020, acontece nesta quinta-feira, 16, no boulevard do Multi Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis – um centro comercial pioneiro na promoção da economia sustentável, produção familiar e alimentos agroecológicos.

O programa abre as 13 horas, com a Feira Orgânica onde são vendidos verduras, legumes, frutas da estação, além de vinagres e azeites especiais, entre outros produtos que seguem o mesmo conceito. A partir das 15 horas, uma série de atrações chamam a atenção do público para o evento que reúne 20 expositores. São produtores locais, propulsores de hábitos mais naturais e incentivadores do ecodesign. Assim, na livraria Letraria, a ideia é promover troca de livros, mas vai ter roda de samba também para a animar o lançamento do livro Nós Somos Batutas, de Izomar Lacerda.

Contação de histórias para crianças abre caminho para educação e cultura de uma forma bem descontraída

Na Organic Press – empresa que trabalha com fabricação de sucos prensados, sem conservantes –, uma carta de drinques com inusitadas receitas saudáveis e equilibradas. E o restaurante Botânico, já referência em alimentação cuidadosa, vai estar com banca de flores. Para os pequenos, teatro infantil Bela Fulô, com os Encantadores de Histórias. E terá, ainda, uma feira de adoção de animais organizada pela ONG É o Bicho.

O evento encerra com show da banda de folk e country Lonely Birds, às 20 horas, numa apresentação que faz parte do Summer Nights, agenda bem embalada que segue até o final de fevereiro.

Serviço: Mercado Verde

Data: 16 de janeiro – quinta-feira

Horário: das 13h às 21 horas

Local:  Boulevard do Multi Open Shopping, Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, Rio Tavares, Florianópolis/SC

Mais informações no www.multiopenshopping.com.br

Mundo DVA

Mais que um Portal de Notícias, somos contadores de boas histórias!
Bem-vindo ao mundo DVA.