Espetáculo feiticeiro viaja com o mais famoso aviador na arte de um mestre genial

19.10.2019 - 10:10


Cultura
Foto divulgação

Dá para imaginar o que seria um encontro entre o aviador e escritor Antoine de Saint-Exupéry e o pesquisador bruxólico Franklin Cascaes? Alessandra Gutierrez Gomes, do Studio Arte & Terapia, teve a genial ideia de conceber uma conversa fictícia – mas cheia de possibilidades, como acentua – com essas duas figuras no espetáculo de dança O Aviador no Planeta Cascaes que estará no palco do Teatro Álvaro de Carvalho neste sábado, às 20 horas.

A criatividade é a mola mestra neste roteiro que invade dois universos distintos: o do autor de O Pequeno Príncipe – o maior best seller da literatura francesa, publicado em mais de 210 idiomas e, inclusive, em braile – e o do antropólogo catarinense que dedicou sua vida à cultura açoriana e popular da região da Grande Florianópolis. Quando Saint-Exupéry pousou por aqui – enquanto piloto da Aero Postele, o correio francês –, na década de 1920, no Campeche, Cascaes, lá do outro lado da cidade, ainda muito jovem, na praia de Itaguaçu, onde nasceu, nem se dava conta dessa possibilidade.

Mas, e se o encontro tivesse acontecido? Para saber a tal possibilidade, só indo à apresentação do Studio de Arte & Terapia. “Somos mulheres comuns que usam a dança como um veículo de comunicação e expressão e, muitas vezes, como um espaço terapêutico”, explica Alessandra, que também é diretora da escola. “O Aviador no Planeta de Cascaes é o resultado de meses de dedicação e esforço desse grupo apaixonado pela arte e pela dança” completa.

No repertório, uma mistura de ritmos e danças populares (ciganas, espanholas, árabes e contemporâneas) vão contar fragmentos da vida do escritor d’O Pequeno Príncipe, além dos causos de bruxas e assombrações que povoam a Ilha da Magia. “A mostra é voltada para o adulto que busca sua criança interior. Ao usar elementos das obras do Saint-Exupéry e do Cascaes brincamos com a imaginação, o medo, o desejo pela aventura e tantos aspectos que fazem parte da nossa infância e que muitas vezes se perdem com o tempo”, diz a diretora Alessandra Gutierrez Gomes.

O espetáculo faz parte da agenda do Outubro Místico, programação cultural dedicada à mitologia da Ilha de Santa Catarina e que se estende ao longo de todo o mês com feiras, shows, debates e performances pela cidade. O Outubro Místico é uma realização conjunta do Museu da Escola Catarinense, Fundação Franklin Cascaes, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a agência Propague.

 

Serviço:

O quê: Mostra de dança O Aviador no Planeta de Cascaes
Quando: 19 de outubro, às 20 horas
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – R. Mal. Guilherme, 26 – Centro, Florianópolis.
Quanto: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada) – disponíveis na bilheteria do TAC
Mais informações: (48) 98409-7565

Mundo DVA

Mais que um Portal de Notícias, somos contadores de boas histórias!
Bem-vindo ao mundo DVA.