Aplicativo facilita a aventura dos trilheiros em Florianópolis

09.10.2019 - 17:10


Lifestyle

Viagens

Dez das principais trilhas da Ilha de Santa Catarina, em meio à natureza quase intocável e com paisagens exuberantes, estão mapeadas pelo Floripa Hike. Este é o aplicativo que surge para facilitar a aventura dos destemidos, que adoram uma emoção extra em caminhadas mais exigentes. Agora, o programa pode ser facilitado com informações legítimas de extensão, pontos de partida e de chegada, tempo de percurso, grau de dificuldade, onde estão os aclives e os declives.

A inovação de conteúdo e as parcerias locais para garantir a autenticidade das informações são as principais marcas deste aplicativo. Outro destaque é o modo colaborativo, onde os usuários podem agregar sua experiência. E a ferramenta interativa que permite descobrir – através da inserção e escolha de parâmetros – a trilha que melhor se encaixa ao perfil do trilheiro.

As dez alternativas disponíveis neste primeiro momento são as trilhas do Gravatá (Caminho dos pescadores), no Leste da Ilha, com vista para a Lagoa da Conceição e Praia Mole; a da Boa Vista, que liga a praia da Galheta à comunidade da Barra da Lagoa; a da Costa da Lagoa, que leva a uma das comunidades ainda sem acesso viário, na orla Oeste da Lagoa da Conceição, e repleta de sítios históricos – casas coloniais e engenhos, alguns em ruínas -, além de cachoeiras convidativas

Os recortes da Ilha de Santa Catarina proporcionam cenários indescritíveis, especialmente com a imensidão do mar como testemunha (Crédito: Silveira Jhonatas )

No Norte da Ilha, entre as praias de Moçambique e Santinho, a trilha do Morro das Aranhas é a porta de entrada para o Morro das Flechas – de onde se tem uma das mais espetaculares vistas de Florianópolis. Um pouco mais adiante, a do Morro do Rapa liga a praia Brava à Lagoinha de Ponta das Canas, e revela, entre outras boas surpresas, o contraste interessante entre o mar grosso de uma e as águas calmas da outra.

Na área mais central da cidade, na região do Córrego Grande, tem a trilha do Poção, uma caminhada leve que leva a uma sensacional piscina natural. E seguindo para Sul da Ilha, surge o Caminho do Morro do Lampião. Esta já fica no Campeche e é o principal meio de acesso para a Pedra do Urubu, um dos mirantes mais populares, especialmente para ver o nascer do sol e da lua cheia.

Seguindo para o Pântano do Sul tem a trilha da Lagoinha do Leste, entre as mais bonitas e das mais frequentadas o ano inteiro. É reduto de pescadores e de surfistas também, e tem acesso para a Praia do Matadeiro (esta ainda não mapeada pelo Floripa Hike). Um pouco mais ao Sul, talvez a mais exuberante, num dos lugares mais bonitos e também mais isolados. A trilha do Saquinho sai da Praia da Solidão e leva – por um estreito caminho cimentado – até a comunidade de Rio das Pacas, com alguns raros moradores e sem energia elétrica. Em compensação, com uma paisagem de tirar o fôlego. O mar bate permanentemente em costões, com exceção de uma praia minúscula e paradisíaca, já lá no final do trajeto.

Do alto dos morros, paisagens exuberantes e espetáculos naturais inesquecíveis (Crédito: Silveira Jhonatas )

O mesmo cenário adorna o Caminho dos Naufragados, no extremo Sul da Ilha. Além da paisagem natural, tem ainda registros históricos importantes, como oficinas líticas, ruínas de engenhos e o Forte de Araçatuba – que pode ser avistado da praia.

Rafael Cardoso Cunha, co-fundador do aplicativo, reconhece que a era digital modificou os hábitos das pessoas. “Hoje praticamente todo mundo usa aplicativos para pedir refeição, táxi, verificar extrato bancário. Aí pensamos na facilidade de um aplicativo com as principais trilhas, na vida de moradores e turistas”, comenta, antecipando que outros quatro roteiros deverão compor o programa até o final do ano. Ainda deverá ser incluída uma ferramenta para compartilhar localização e um dispositivo para guiar o usuário até o início da trilha que deseja fazer.

O Floripa Hike está disponível para os sistemas IOS e Android, em português, inglês e espanhol. E as melhorias surgirão gradativamente.

Mundo DVA

Mais que um Portal de Notícias, somos contadores de boas histórias!
Bem-vindo ao mundo DVA.