As casas de Anita: conheça dois espaços públicos que revelam a história da heroína catarinense

21.09.2019 - 12:09


Viagens

O Centro Histórico de Laguna é uma viagem ao tempo. Entre ruas estreitas, à beira-mar, revelam-se casarios que enchem os olhos tanto pelo colorido, quanto pela beleza da arquitetura luso-brasileira, a qual denota a importância do município, fundando em 1676 – o terceiro mais antigo do Estado de Santa Catarina. Entre as edificações mais importantes, destacam-se o Museu Histórico Anita Garibaldi, erguido em meados do século XVIII, a partir de areia, pedra e cal, oriundos dos sambaquis da região. Aliás, foi ali, em 1839, que aconteceu a proclamação da República Catharinense Livre e Independente, que no mesmo ano presenciou as forças farroupilhas lideradas pelo revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi tomarem a pequena vila, proclamando a República Juliana.

Museu Anita Garibaldi guarda acervos indígenas, móveis, utensílios domésticos e relíquias históricas de personagens da cidade de Laguna
(Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Laguna)  

Tal acontecimento marcou a vida de um dos personagens mais importantes da história de Santa Catarina e do Brasil. Foi nessa efervescência política que Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, então com 18 anos, conheceria o líder insurgente, Giuseppe Garibaldi. No mais, a história entre os dois ganhou destaque em todo o mundo, especialmente no Brasil e na Itália.

Apesar da construção histórica receber o nome da heroína, outra edificação torna-se ainda mais importante aos olhos de historiadores e admiradores da guerreira catarinense:  a Casa de Anita. A edificação datada de 1711, localizada ao lado da igreja Santo Antônio, foi o local onde Anita Garibaldi vestiu-se para o seu primeiro casamento. O casario de paredes amarelas, com portas e janelas azuis, conta com um acervo que guarda sua inspiradora trajetória. Por motivos de segurança o local esteve fechado por anos, para reformas. Porém, a boa notícia é que em breve este importante patrimônio da cultura de Santa Catarina estará novamente aberto para visitação, emocionando e revelando a força da guerreira barriga-verde.

Museu Casa de Anita é reaberto em Laguna após reforma do edifício histórico
(Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Laguna).  

Mundo DVA

Mais que um Portal de Notícias, somos contadores de boas histórias!
Bem-vindo ao mundo DVA.