Muito além de Floripa: conheça cinco fabulosos roteiros naturais da região metropolitana da capital de Santa Catarina

09.01.2020 - 10:01


Viagens

A temporada de verão está apenas começando e os termômetros indicam que o melhor caminho para curtir a estação mais quente do ano são as praias de Santa Catarina – um dos destinos preferidos de turistas do Brasil e do mundo. Não à toa, o litoral catarinense cativa pela beleza singular, com destinos de colorir os olhos e refrescar a alma, literalmente. Entre os roteiros mais requisitados está o belíssimo litoral da região continental da Grande Florianópolis, com destaque para os municípios de Governador Celso Ramos, Palhoça e Paulo Lopes.  Aperte os cintos com o Mundo DVA e descubra quais os balneários mais procurados neste período de férias.

Praia de Cordas

Tranquilidade é um adjetivo que combina perfeitamente com este paraíso natural em Governador Celso Ramos. Com cerca de 11 quilômetros de extensão, a Praia de Cordas é um refúgio de paz e sossego. O mar é agitado e as águas cristalinas são perfeitas para banho, especialmente nos dias de calor extenso. Cercada por vegetação nativa, este recanto ainda é pouco explorado por turistas e deve constar no roteiro do seu verão nesta temporada.

Praia de Cordas (Crédito: Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos)

Praia Fazenda da Armação

Este é outro destino imperdível em Governador Celso Ramos. Pouco badalada, a Praia Fazenda da Armação conta com faixa de areia fofa e dourada, circundada pelo mar azul cristalino. De águas cristalinas, o local é perfeito para a prática de esportes náuticos, como mergulho, natação, jet ski, caiaque e stand up paddle.

Fazenda da Armação (Crédito: Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos)

Ponta e Ilha do Papagaio

Dos mais belos cenários de Santa Catarina, a Ponta do Papagaio, localizada no município de Palhoça, faz parte de uma península, que há pouco menos de um século era uma ilha. Sim, é isso mesmo! Não à toa, este é um pedaço para ser contemplado, sobretudo por conta das águas de azul intenso e da faixa de areia branca. Cercada de vegetação nativa, a praia conta com estrutura mínima de serviços, especialmente nas datas que não compreendem o período de férias.

Ponta e Ilha do Papagaio (Crédito: Pousada Ilha do Papagaio)

Ainda na região, outro roteiro imperdível se dá por conta da Ilha do Papagaio. Para acessa-la é necessário cruzar de barco a partir da Ponta do Papagaio. Porém, para curtir este monumento natural é preciso desembolsar uma boa quantia de dinheiro, já que ela é uma propriedade particular, contando com bar, restaurante e 23 bangalôs, circundados pela Mata Atlântica quase que totalmente preservada.

Guarda do Embaú

Conhecida internacionalmente, a Guarda do Embaú é dividida entre dois municípios da região da Grande Florianópolis. O centrinho da região fica dentro dos limites territoriais de Palhoça, enquanto a praia pertence ao município vizinho de Paulo Lopes. Porém, essa divisão peculiar pouco importa, afinal, este é um dos lugares mais procurados por turistas nesta época do ano. Com excelente estrutura, contando com hotéis, pousadas, campings, lojas e restaurantes, a Guarda, como é carinhosamente conhecida pelos nativos, abraça todas as tribos, em especial, os surfistas, que usufruem de uma das melhores ondas de todo o país.

Guarda do Embaú (Crédito: Prefeitura Municipal de Paulo Lopes)

Mundo DVA

Mais que um Portal de Notícias, somos contadores de boas histórias!
Bem-vindo ao mundo DVA.