Rota do sabor: conheça o caminho cervejeiro da Grande Florianópolis

27.07.2019 - 12:07


Viagens

Os imigrantes alemães aportaram em Santa Catarina na primeira metade do século XIX. Consigo trouxeram a esperança de um “novo mundo”, além dos costumes que permeiam o dia-a-dia de seus descendentes até hoje. Entre os hábitos que por aqui ficaram está a cultura cervejeira, que estabeleceu o Estado como uma das referências nacionais, tanto na produção de rótulos especiais quanto na promoção de eventos gastronômicos de reconhecimento internacional.

Essa tamanha vocação extrapolou fronteiras, e a região de Blumenau, como se supõe, não é a única que atrai visitantes na busca das receitas magistrais de água e lúpulo. A Grande Florianópolis tornou-se também um polo de fomento cervejeiro, com fábricas artesanais produzindo a todo vapor. E a expertise de mestres locais está à disposição do público, num roteiro que contempla pequenos e médios produtores, de marcas premiadas mundialmente.

Pegue carona com o Portal Mundo DVA e descubra, numa fascinante viagem de sabor, o Caminho Cervejeiro da Grande Florianópolis. Saúde!!!

(Crédito: StockSnap)

Tradição alemã

Com uma paisagem encantadora, na Serra da Boa Vista, está a pequena Rancho Queimado. Localizada a 65 km de Florianópolis, a cidade de forte tradição alemã e pouco mais de dois mil habitantes, contempla um belo cenário bucólico, com muito verde e cachoeiras de águas límpidas. É nela onde a nossa excursão começa, mais especificamente na Cervejaria Unika, uma fábrica de alto padrão de qualidade que oferece 15 diferentes rótulos inspirados nas escolas belga, alemã e inglesa. Nos finais de semanas as portas ficam abertas para os visitantes, com degustação e passeios guiados. As reservas devem ser feitas com 72 horas de antecedência, para grupos limitados de 10 e 30 pessoas. Mais detalhes podem ser conferidos através do site: www.unika.com.br

Cervejaria Unika em Rancho Queimado (Crédito: Allan Barbosa)

Castelo de sabor

Instalada numa construção que remete à um castelo medieval, encontramos a Cervejaria Jester. O cardápio traz mais de 10 tipos de cervejas, como Pilsen, APA, Stout e Black India Pale, muitas delas premiados no Brasil e fora dele. Situada no município de Águas Mornas, reconhecido nacionalmente pelo poder de suas águas termais, e distante 36 km da capital de Santa Catarina, a fábrica abriga também uma taberna que abre suas portas diariamente para divertidos happy hours.

Castelo Medieval é a casa da Jester Cervejaria (Crédito: Jester Cervejaria)

Cerveja e realeza

Santo Amaro da Imperatriz é outra cidade reconhecida pela força de suas águas termais. Não à toa, foi ali que o governo imperial determinou a construção da primeira estância termal do País, nos longínquos anos de 1818. A fama cresceu ainda mais depois da visita do nobre casal Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, em 1845. E tantos episódios históricos podem ser debatidos na companhia de uma cerveja bem gelada, não? E que tal fazer isso numa fábrica certificada pela sua alta qualidade? A Cervejaria Faixa Preta é o lugar perfeito para este e outros papos, com degustação programada de quinta a sábado, das 10h às 17 horas (horários alternativos sob consulta). Todos os detalhes podem ser conferidos pelo telefone: (48) 99142-4222.

Paladar açoriano

Em São José, cidade de forte tradição açoriana, a cultura da cerveja também se faz presente. Entre as mais destacadas marcas do município estão a Nefasta, a Weinmann e a Cervejaria da Ilha, que produzem uma variedade de sabores e aromas, sem aditivos químicos – como corantes e conservantes. É cerveja de verdade, no melhor padrão alemão! Para visitá-las é necessário agendamento prévio. A Cervejaria da Ilha atende grupos de até 20 pessoas e as reservas devem ser realizadas pelos telefones: (48) 98405-1522 ou (48) 98457-8356. Na Weinmann a programação pode ser conferida através do número (48) 3065-1100. E de quarta a sexta-feira, a Nefasta abre suas torneiras, das 12h às 18 horas, com programação disponibilizada pelo fone: (48) 3066-6066.

Grande Florianópolis tornou-se um dos roteiros mais atraentes para apreciadores de cervejas artesanais (Crédito: Marcelo Ikeda Tchelão)

Floripa também faz cerveja

Na ilha de Santa Catarina está uma das cervejarias mais conhecidas pelas suas receitas extraordinárias, a Kairós. São doze diferentes estilos que homenageiam a cultura açoriana, como monumentos e lendas de Florianópolis estampados nos rótulos. Os apreciadores podem visitar a fábrica entre quinta e sábado, sempre das 17h às 21 horas. Todos os detalhes estão nas redes sociais da marca, mas quem quiser atenção personalizada pode ligar para o (48) 3266-6437.

Mundo DVA

Mais que um Portal de Notícias, somos contadores de boas histórias!
Bem-vindo ao mundo DVA.